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Manutenção preventiva: qual a importância?

Prevenções existem para garantir o bom funcionamento do sistema ou setor de modo a evitar que uma possível situação de risco torne-se um problema. Estas prevenções existem no setor de TI em várias perspectivas e aqui nos deteremos a especificamente uma: a manutenção preventiva de TI. O trabalho de manutenção preventiva requer atenção e conhecimento para acompanhar processos, atualizações de softwares, manutenção e troca de hardwares e estruturas. Sendo assim, os seguintes objetivos devem ser cumpridos:

1) prolongar a vida útil do equipamento;

2) reduzir custos de aquisição de novos materiais e licenças de uso;

3) otimizar o desempenho da estrutura de TI ;

4) garantir a assertividade das operações;

As manutenções devem acontecer com regularidade se embasando em um calendário otimizado. Vale ressaltar que não há um plano pronto de manutenção, ou seja, nós vamos garantir o melhor serviço de acordo com as demandas reais da sua empresa, portanto, as datas e serviços são variáveis. Para resumir bem, a manutenção preventiva garante que o seu setor não precise de manutenção corretiva ou da aplicação do plano de contingência – no entanto a existência deste último é essencial.

Para o desempenho destas rotinas você não precisa destacar um funcionário do seu time, você pode – e recomendamos – que esta equipe seja terceirizada. Um olhar técnico, apurado e sem estar envolvido nos possíveis vícios do seu setor. Assim, o time interno pode se dedicar às funções estratégicas e prioritárias da sua empresa. Um olhar sem vícios de rotina é muito interessante, pois a equipe terceirizada pode observar as práticas do seu setor e colaborar com sugestões importantes sobre uso da infraestrutura e melhoria dos processos. Mesmo estando mais relacionado ao serviço de consultoria, uma equipe terceirizada pode ser fundamental para otimizar o TI de sua empresa.

Para quem o serviço de manutenção preventiva de TI é indicado?

Empresas de todos os tamanhos necessitam deste serviço em menor ou maior quantidade de demandas. Em se tratando de micro e pequenas empresas, entendemos que a margem de erro é menor, sendo assim, a expertise e assertividade proporcionada por uma equipe terceirizada de TI são cruciais para diminuir os custos e prolongar a vida útil da estrutura de TI – mesmo que enxuta – evitando, assim, surpresas desagradáveis que podem paralisar o funcionamento da empresa e repercutir na projeção financeira da mesma.

Por exemplo: com recursos limitados, é possível que a empresa não possua máquinas para substituição. Sendo assim, caso pare de funcionar, a empresa ou setor ficam dependendo de soluções imediatas e, sem um profissional de TI capacitado, desesperadas. Neste momento, ao querer solucionar com rapidez, é possível ainda que o material a ser comprado não seja o ideal para a demanda, apagando um incêndio momentâneo, mas sem eliminar o risco futuro.

Os Especialistas Sigma são profissionais capacitados para atender às demandas de sua empresa. Contrate um Especialista Sigma e evite transtornos.

Além disso, gostaríamos de saber como a sua empresa realiza esta manutenção preventiva. Qual periodicidade? Conta com uma equipe terceirizada? Deixe um comentário com sua experiência e dúvidas sobre o assunto.

 

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